Atendimento CrediAliança

Inflação – O que é e como ela influencia sua vida!


A inflação é sempre tema nos noticiários e há muito tempo atormenta a vida dos brasileiros.

Mas o que de fato ela é?

De maneira simplificada, a inflação indica o aumento generalizado ou contínuo dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes no dia a dia das pessoas.

O conjunto dessas categorias é conhecido com “cesta de produtos” e fazem parte dela: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde, despesas pessoais, educação e comunicação.

Assim, quando a inflação aumenta, significa que o preço médio dos produtos aumentou e vice-versa.

O aumento expressivo de um único produto pode influenciar consideravelmente o aumento da inflação, o que não significa, necessariamente, que os preços em geral estão mais altos.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o indicador oficial da inflação no Brasil.

O que causa a inflação?

Há vários fatores que podem influenciar o preço dos produtos.

Alguns deles:

Aumento da demanda – Quando muita gente procura por um determinado item, fica difícil atender a todos, fazendo com que o preço desse item fique mais caro;

Aumento nos custos de produção – Se a matéria-prima para a produção de um determinado item encarece, esse custo será repassado para o consumidor final;

Emissão de dinheiro – Quando o governo precisa imprimir mais dinheiro para pagar dívidas, coloca mais dinheiro em circulação no mercado. Isso tem como consequência a desvalorização da moeda e o aumento dos preços.

Como a inflação influencia a sua vida?

A influência direta da inflação na sua vida é a desvalorização do seu salário, pois este não acompanha o aumento de preços. Assim, você tem menos dinheiro para comprar produtos que estão mais caros.

Quando a inflação está muito alta, pode causar uma distorção dos preços, fazendo com que as pessoas tenham dificuldade para identificar o que está caro e o que está barato.

Além disso, a Selic (taxa básica de juros), que pode ser usada para controlar a inflação, afeta diretamente aspectos importantes da economia, como: rendimento de investimentos, custo de empréstimos e outros. « VOLTAR

Mais Informativos