Atendimento CrediAliança

Como melhorar a produtividade rural


Uma boa produção rural depende de muitas variáveis, que muitas vezes não estão sob o controle do produtor.
 
Por isso, o trabalho de produção deve ser bem planejado, considerando as tempestividades que podem surgir ao longo do tempo.
 
O aprimoramento constante dos processos, bem como o uso de tecnologias avançadas para melhorar a produção rural são essenciais para driblar as eventualidades que podem ocorrer.
 
Abaixo algumas dicas para melhorar a produção rural:
 
•  Invista em tecnologia de ponta
 
A tecnologia é uma grande aliada do produtor rural. Com ela é possível contornar dificuldades do campo, como a falta de chuva e temperatura excessiva. Há softwares agrícolas que auxiliam no mapeamento da propriedade e ainda máquinas modernas que otimizam o trabalho do produtor rural. Avalie a sua necessidade e pesquise as tecnologias que irão atendê-la.
 
•   Faça um bom planejamento financeiro
 
Um bom planejamento financeiro é essencial para manter o seu negócio em ordem. Ele deve ser elaborado observando todos os aspectos do seu segmento. É preciso separar a verba para imprevistos, investimentos futuros, despesas fixas e sazonais.
O investimento em um novo equipamento, por exemplo, é excelente para aumentar a produtividade, mas o recurso para isso deve ser planejado com antecedência para que não gere prejuízos para o produtor.

O crédito para produtor rural é uma boa forma para conseguir investimento para aprimoramento da produção, porém também precisa ser planejado com cautela. Além disso, é preciso ainda pesquisar as melhores condições e taxas, para conseguir o melhor custo-benefício.
 
•  Realize melhorias no solo
 
Item essencial para aprimorar sua produção é a aplicação de melhorias no solo. A agricultura de precisão instala sensores e aparelhos de GPS nas máquinas utilizadas na lavoura. Esses equipamentos possibilitam o conhecimento mais aprofundado das variações no solo e no clima de cada área de plantio. Isso permite escolher o melhor tipo de cultura e diminui o uso de fertilizantes.
 
•  Plante dentro do zoneamento agrícola
 
O zoneamento permite determinar a melhor época de semeadura para cada município, onde as fases mais críticas da cultura tenham uma probabilidade menor de coincidirem com as adversidades climáticas (como falta de água, temperaturas excessivamente elevadas ou baixas).
 
• Busque Assistência Técnica
 
Assistência técnica tem um papel fundamental. Através do acompanhamento técnico a busca de qualidade e consequentemente maior produtividade, sem contar o apoio e orientações econômicas, sociais e ambientais aos agricultores.

• Preze pelo Crédito Rural suficiente e oportuno
 
Para atingir os objetivos propostos, o crédito rural precisa ser: Oportuno: disponível no momento certo de forma a atender às necessidades dos produtores de acordo com os ciclos de suas atividades. Suficiente: em montante que atenda às principais demandas dos diversos setores produtivos.
 
E aí, o que achou dessas dicas? Comente o que você faz para melhorar a sua produção.
« VOLTAR

Mais Informativos