Atendimento CrediAliança

Produção agrícola do Brasil alimenta 10% do mundo, segundo Embrapa.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o agronegócio do Brasil é responsável pela alimentação de 800 milhões de pessoas em todo mundo, isso equivale a 10% da população mundial.

Para chegar nesse dado, os realizadores da pesquisa consideram que os grãos e oleaginosas são a base da alimentação humana (para consumo direto ou ainda para a ração animal, cuja carne é alimento humano).

Elisio Contini e Adalberto Aragão, autores da pesquisa utilizaram dois aspectos para o resultado:

A primeira leva em consideração a produção física de grãos, que apontou o Brasil como responsável pela alimentação de cerca de 637 milhões de pessoas em 2020.

A segunda inclui o valor monetário à produção física. Ela aponta 772,600 milhões de pessoas alimentadas pela produção local no ano passado.

Para os pesquisadores, o segundo apontamento é mais adequado, pois ele considera a multiplicação dos preços internacionais dos produtos, medidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela produção de grãos local.

Outro dado importante da pesquisa, aponta que a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos foi de 20,6 bilhões de dólares para cerca de 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos. Os produtos mais comercializados foram carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.

E a perspectiva é que a produção agrícola brasileira cresça ainda mais em 2021. A projeção é de que o Brasil produza uma safra recorde de 268,3 milhões de toneladas de grãos em 2020/21, alta de 4,4% na comparação anual. « VOLTAR

Mais Informativos