Atendimento CrediAliança

Como o frio afeta a produção agrícola


Junto com o inverno chega também a preocupação com a produção agrícola nessa época do ano. Dependendo do cultivo, as baixas temperaturas podem comprometer a produção devido aos danos causados nas estruturas celulares das plantas, ou pelo alongamento dos ciclos.

Culturas agrícolas precisam de um número específico de acúmulo termal para completar determinados estágios fenológicos. Por conta das baixas temperaturas a planta demora mais para atingir esse número, o que pode prejudicar seu desenvolvimento.

Além disso, temperaturas abaixo do normal podem prejudicar a planta já na semeadura, pois promovem o congelamento dos tecidos das sementes, inibindo a germinação uniforme, ocasionando graves problemas de população e estande de plantas.

Embora o Brasil não apresente um inverno tão rigoroso, é preciso ficar atento a esse importante detalhe, principalmente no Sul do Brasil.

As geadas devem ser um importante ponto de atenção para os agricultores. Elas podem prejudicar, por exemplo, as safras de milho, por acarretarem o congelamento de estruturas das folhas, bloqueando o enchimento dos grãos de forma satisfatória, pois todo o metabolismo da planta é afetado. Dependendo da intensidade, a geada pode causar até mesmo a morte dos tecidos vegetais.

O café também é afetado pelas geadas. Em plantas jovens, em que as copas não cobrem todo o tronco da planta, surge o efeito denominado “geada de canela”, o que pode causar até mesmo a perda da planta. Outra preocupação é quando o evento abrange uma área com frutos ainda verdes. Nessas situações, o café perde qualidade e, consequentemente, acontece a queda no preço da produção. « VOLTAR

Mais Informativos